domingo, 4 de dezembro de 2016

Wax on Wax off - O trade começa na vida pessoal


Por muito tempo eu fiquei procurando um setup perfeito, um método infalível para acertar os meus trades, pensando que assim eu teria sucesso como trader. A verdade é que após alguns anos procurando eu não o encontrei, e olhe que já testei vários setups, métodos, estratégias e em todas elas não obtive êxito (nessa fase eu tampouco sabia ou havia definido o que era para mim ter êxito como trader) e hoje entendo que esse setup não existe, e após essa procura infrutífera, aceitei que estava olhando para o lugar errado, encerrei então essa busca pelo "setup de ouro" e comecei a olhar para as coisas que antes ignorava, seja por não acreditar, ou por pura teimosia mesmo. 

Parei de olhar os fatores externos e comecei a olhar os fatores internos:  minha vida pessoal, minha alimentação, meu sono, minha disposição física ao longo do dia, minha relação com as pessoas e minha disciplina ao fazer coisas básicas do dia a dia.  E um dia, conversando com um amigo, que não é trader mas que possui um grande objetivo e trabalha nele todos os dias com muita  disciplina e muito esforço, comentei que eu estava a mudar alguns hábitos na minha vida pessoal e acreditava que essa mudança poderia refletir de forma positiva nos meus resultados como trader. Ele só me disse uma coisa: wax on, wax off, Daniel-San.

 
É assim que se aprende kung fu...kkkk 


Exageros hollywoodianos a parte, no mesmo instante lembrei do Sr Myagi ensinando o Daniel San a lutar karatê.

E após uma longa conversa ficou claro para mim que a maneira pela qual fazemos as pequenas tarefas do dia a dia influenciam nos resultados das nossas buscas e conquistas,  e como a importância dessas tarefas são ignoradas, talvez por parecer óbvio demais.

E assim, olhando para a minha vida pessoal, refleti e percebi que as características comportamentais que eu desejo ter como trader, a exemplo posso citar a disciplina, consciência, foco, inteligência emocional, ímpeto e paciência; são as mesmas que utilizo no meu dia a dia nas simples tarefas do cotidiano como ir dormir no horário, estar mentalmente presente nas conversas, concluir uma tarefa programada, lidar com a imprevisibilidade da vida, agir após ter decidido algo, enfrentar um engarrafamento, entre outros.

A disciplina que eu possuo para fazer essas atividades do cotidiano é a mesma que eu utilizo durante o trade, eu não tenho uma disciplina separada, exclusiva apenas para os momentos em que sou trader. Assim, treinando em tarefas do cotidiano eu estaria aperfeiçoando o  trader em mim. E o contrário também se aplica, quanto mais relaxado eu for com as tarefas do cotidiano assim eu serei como trader. 

Penso que o mais importante em tudo isso não é o resultado como trader, mas sim o resultado como pessoa. Eu melhoro a cada dia como pessoa e isso me traz resultados melhores como trader.


Pare por um minuto e pense,  se o seus trades refletissem exatamente a sua vida pessoal, hoje, você seria um trader vencedor?

4 comentários:

  1. Wax on, wax off, Doleta-san! kkkk Muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Doletinha,

    Curti o seu blog, irei acompanhar! Gostaria que vc desse uma passada no meu e adicionasse ao seu blogroll. Já adicionei o seu aos blogs que irei acompanhar.
    https://ligoinvestimentos.blogspot.com.br/
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Doleta Trader pela importante reflexão!

    Fernanda Nunes Gonçalves

    ResponderExcluir